Por fazer parte de uma família tradicionalmente católica, em 1989 entrou para o Seminário dos Frades Menores Capuchinhos, decidido a ser padre. O seu gosto pela música crescia cada vez mais e durante os cinco anos em que ficou no seminário, estudou piano no conservatório de música Mozart na cidade de Eunápolis. No ano de 1994, durante o período do noviciado, prestes a ir para a Itália onde iniciaria a sua faculdade de Teologia, Geraldo Mell confessa ao seu superior que estar apaixonado e não tem condições psicológicas de passar cinco anos na Itália. Então pediu dispensa do seminário e a sua paixão tornou-se mais tarde a sua esposa e mãe dos seus dois filhos.
Em 1993, juntamente com o seu irmão Gery, Geraldo Mell é apresentado ao cantor e produtor musical Marcus Pitter, onde conhecem também o Cícero Pestana líder do grupo de rock Dr. Silvana & Cia ícone musical nas décadas de 80 e 90. No mesmo ano formam o grupo de rock CÉSIO 137 e gravam com Dr. Silvana & Cia o seu primeiro Long Play disponível em Vinil, CD e K7. Com o grupo CÉSIO 137, tiveram três músicas em destaques tocadas pelas emissoras de rádios de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo: Késsia, Pirâmide e Soldados. Um fato que marcou a sua carreira enquanto fez parte do CÉSIO 137, foi o show que participou durante a primeira visita do então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso na cidade de Porto Seguro. Os organizadores contrataram uma empresa para a realização do evento, que por sua vez, contratou vários artistas inclusive o CÉSIO 137 para fazer parte das comemorações e até hoje nunca recebeu o cachê do contratante.
Em 1999 Geraldo Mell grava com Dr. Silvana & Cia o seu primeiro CD em carreira solo. De lá para cá são quatro CDs e agora traz mais um trabalho, Geraldo Mell PRÁ SEMPRE, com algumas músicas de sua autoria e de compositores já consagrados.